Edição 5 - Junho 2017
seleccione língua Espanhol Inglês Português
ENLACE A visão que nos une

Estamos iniciando o caminho da Salutogênese.

Em que consiste este novo passo?


Revolucionar a forma como abordamos o serviço integral de saúde é um dos propósitos da Organização Sanitas Internacional e por isso, começamos a trabalhar em torno de um conceito que orientará nossas ações: Salutogênese.

Ao contrário da tradição de investigar os fatores que causam as doenças, a Salutogênese busca enfatizar a investigação e o desenvolvimento de novos modelos para conhecer, controlar e manejar esses fatores que geram nos seres humanos bem-estar e saúde.

Salutogênese ou "Gênese da Saúde" é um termo criado pelo sociólogo Aaron Antonovsky no final dos anos setenta, que parte de reflexões como: "O que cria a saúde? O que dá origem à saúde?"

Esse pensamento descreve que, apesar dos fatores materiais, econômicos e sociais que podem causar estresse e associar-se à geração de doenças, a capacidade de resistência que tem cada pessoa resulta determinantemente para manter seu bem-estar.

E aí, quando se integram variáveis como a inteligência, a autoestima, o conhecimento, as tradições, a maneira de ver a vida e até as condutas de compromisso social.

Ser consciente destes aspectos, ter a capacidade de manejá-los e co-criar modelos de atenção que se concentrem nesta forma de abordar o bem-estar e a saúde das pessoas, transformam-se em um desafio para os profissionais de diversas especialidades das ciências sociais e da saúde, bem como para as pessoas do nosso setor saúde, que trabalhamos pelo bem-estar das pessoas.

Entramos na era da salutogênese e pouco a pouco vamos compartilhar mais acerca deste conceito com todos os que fazem parte da OSI, para co-criar modelos multidisciplinares legítimos e inovadores focados na saúde e não na doença.

« Retorno